Sobre o Instituto

ico

Sobre o Instituto de Matemática e Estatística

O Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME-UFF) foi criado com a Reforma Universitária (Lei 5540/68) englobando os Departamentos de Matemática existentes na Universidade.

Os Departamentos de Ensino do IME-UFF atendem, aproximadamente, a 4.000 alunos por semestre, oferecendo disciplinas, não só para os Cursos de Graduação, Pós-Graduação stricto-sensu e Especialização em Matemática, como também para outros 20 (vinte) Cursos da Universidade.

O corpo docente permanente do IME-UFF é atualmente constituído por 119 professores, sendo 79 doutores, 34 mestres (dos quais 1 doutorando) e 5 especialistas e 1 graduado, com os seguintes regimes de trabalho:

0
em Dedicação Exclusiva (DE)
0
em Dedicação de 40 horas semanais
0
em Dedicação de 20 horas semanais

Direção e
Colegiado

O Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFF) é presidido por um Diretor e um Vice-Diretor eleitos por sua comunidade para exercer um mandato de 4 anos.

O órgão máximo de deliberação no Instituto de Matemática e Estatística é o seu Colegiado, nele são norteadas as políticas administrativas, de ensino, pesquisa e extensão que acontecem no instituto.

O Colegiado do IME é composto pelo seu Diretor em exercício, 10 membros eleitos, entre os docentes, para um mandato de dois anos e uma representação discente, correspondente a 1/5 da representação docente. No entanto, já vem sendo uma prática no IME-UFF, que qualquer chapa, que se forme, constituída por 10 membros do Corpo Docente.

Direção atual IME – UFF

  • Diretor: Prof. Sérgio Mendonça
  • E-mail: sergiomendonca@id.uff.br
  • Vice-diretor: Prof. Juan Límaco
  • E-mail: jlimaco@vm.uff.br

Objetivo Geral

O Instituto de Matemática e Estatística tem por objetivo atuar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como colaborar na administração da Universidade. As políticas adotadas pelo Instituto visam o crescimento da qualidade das atividades exercidas pelos Departamentos de Ensino e Coordenações, integrando-os de modo a otimizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nos últimos anos o IME-UFF vem fazendo um grande esforço no sentido de melhorar a titulação de seus professores, apoiar os grupos de pesquisa, consolidar a Pós-Graduação Stricto-Sensu e o Curso de Especialização, assim como melhorar e modernizar a Graduação em Matemática. Nesse contexto, laboratórios foram criados, a Biblioteca foi ampliada e diversos novos projetos vem sendo desenvolvidos.

O resultado desse esforço pode ser medido pelo crescimento significativo do número de doutores, que em 1993 era de cerca de 15 (quinze) e atualmente (em 2007) é de 79 doutores e 1 doutorando, além de alguns outros parâmetros, dentre os quais destacamos: a maior relação candidato-vaga para Cursos de Graduação em Matemática entre as Universidades do Estado do Rio de Janeiro (7.15), a obtenção do 6º conceito A consecutivo no Exame Nacional de Cursos nas 6 (seis) avaliações até o momento realizadas – na verdade o único Curso de Graduação da UFF com essa “performance” – e o conceito 4 (quatro) para o Mestrado. Em 2007 entrou em funcionamento o Curso de Graduação em Estatística e em 2008 entrará em funcionamento o programa de Doutorado em Matemática Pura, será implementado o Curso de Licenciatura em Matemática no turno noturno e o Curso de Licenciatura em Matemática no turno diurno junto com 5 modalidades de ênfase no Bacharelado em Matemática.

A Pós-Graduação Stricto-Sensu do IME-UFF, embora já funcionasse desde 1970, foi reformulada em 1991. O atual Programa de Mestrado em Matemática foi implementado com as Resoluções do Conselho de Ensino e Pesquisa nº 26/91 e nº 27/91 de 08/05/91 e foi credenciado pelo CFE em 1992, tendo recebido seu primeiro conceito 4 , pela CAPES, em 1995.