SEMINÁRIO DE COMBINATÓRIA

Dia Internacional das Mulheres na Matemática  
Data: 12/05/2021 (quarta-feira)
Horário: 14h
Sala: meet.google.com/nhe-vccv-qrf
Palestrante: Celina de Figueiredo (COPPE UFRJ)

Título: Maximum cut and Steiner tree restricted to interval graphs and related families

Resumo: We consider Column 16 — Graph Restrictions and Their Effect — of D. S. Johnson’s Ongoing guide, where several puzzles were proposed in a summary table with 30 graph classes as rows and 11 problems as columns, and several of the 330 entries remain unclassified into Polynomial or NP-complete after 35 years. We focus on columns MaxCut and StTree, where there are recent resolved entries for interval graphs and related families.

O Seminário de Combinatória comemora mais uma vez o Dia Internacional das Mulheres na Matemática. Esta comemoração é feita no dia 12 de maio por ser o dia do nascimento da iraniana Maryam Mirzakhani, única mulher a ganhar a Medalha Fields.

Para celebrar esta data, teremos a honra de receber a professora Celina M. H. de Figueiredo.

Celina, pesquisadora PQ 1A-CNPQ, e é a primeira mulher no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE), o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina, a receber o Prêmio Giulio Massarani de Mérito Acadêmico (2006) e a ser aprovada em concurso público, aberto para a área de Engenharia de Sistemas e Computação, como professora titular da COPPE (2011).

Emitiremos certificados de participação para Atividade Complementar. Basta colocar seu nome completo, instituição de origem e e-mail no Chat do Google Meet, ao final do seminário. Não é necessária inscrição prévia. 

Nossos seminários acontecem regularmente desde 2015 e todas as ações podem ser encontradas em:

http://www.antenabrasil.uff.br/index.php/pt-br/acoes/seminario-combinatoria

Agradecemos a presença e a ajuda na divulgação. Compartilhem!

Secretaria Administrativa da Direção
IME – Instituto de Matemática e Estatística
UFF – Universidade Federal Fluminense
———————————————————
ATENÇÃO: Devido à pandemia do Covid-19, e conforme a Instrução de Serviço PROGEPE nº 004/2020, permanecemos em regime de trabalho remoto. O atendimento presencial ao público está temporariamente suspenso.