Seminário de Combinatória – UFF

O Seminário de Combinatória continua as suas atividades de forma online. Desta vez teremos a presença de Taísa Martins do IME-UFF.

Emitiremos certificados de participação para Atividade Complementar. Basta colocar seu nome completo, instituição de origem, e e-mail no Chat ao final do seminário. Não é necessária inscrição prévia.

Agradecemos a presença e a ajuda na divulgação. Compartilhem!

Cadastre-se na lista de emails para atualizações sobre os próximos seminários ou eventuais mudanças.

Data: 05/10/2022 (quarta-feira)
Horário: 14h
Sala: Meet – swt-uoda-eyn (google.com)
Palestrante: Taísa Martins, UFF.

Título: Subgrafos multipartidos grandes em grafos H-livres

Resumo:

Füredi provou que todo grafo K_{r+1}-livre G pode se tornar r-partido pela remoção de no máximo k arestas onde k = ((r-1)/2r)(v(G))^2 – e(G). Investigamos versões mais fortes desse resultado. Para r<5, mostramos que  todo grafo K_{r+1}-livre G pode se tornar r-partido pela remoção de no máximo 4k/5 arestas, e conjecturamos que o mesmo é verdadeiro para todo r. Tal conjectura implica uma solução para um problema de Sudakov com relação ao menor número de arestas que precisam ser removidas para tornar um grafo K_{r+1}-livre em um grafo bipartido. Por fim, mostramos que todo grafo K_6-livre G pode se tornar bipartido pela remoção de no máximo 4(v(G))^2/25 arestas, resolvendo um dos casos do problema de Sudakov. Nossa principal ferramenta é a técnica de flag álgebras de Razborov.

Esse é um trabalho em conjunto com Ping Hu, Bernard Lidický, Sergey Norin e Jan Volec.

Nossos seminários acontecem regularmente desde 2015 e todas as ações podem ser encontradas em:

http://www.antenabrasil.uff.br/index.php/pt-br/acoes/seminario-combinatoria